terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Recolocação profissional: Saiba como se preparar para conseguir um novo emprego no começo do ano

 Por Cursos 24 horas

A quantidade de pessoas que perderam suas colocações profissionais e a renda fixa nos últimos anos tem aumentado. Com isso, existe uma crescente procura por atualização de currículo, recolocação profissional e maneiras de voltar ao mercado de trabalho. Como conseguir emprego no começo do ano é uma pergunta que preocupa muitos brasileiros. Existem alguns passos e ações que podem te ajudar a ter mais chances na recolocação profissional e que farão toda a diferença.

Estar sem emprego pode significar uma frustração muito grande. Procure se acalmar e pensar de maneira fria sobre suas possibilidades e objetivos. Faça um planejamento pautado na sua realidade, colocando na ponta do lápis tudo o que seria necessário para alcançar suas metas. Nestes momentos, deixar o emocional de lado será uma grande vantagem, fazendo com que você consiga enxergar as coisas como são e preparar ações assertivas para mudá-las. Separamos cinco dicas palpáveis e fáceis de serem colocadas em prática para virar o ano com mais possibilidades profissionais. Acompanhe a seguir:

5 dicas de como conseguir emprego no começo do ano

  1. Pense a respeito dos seus objetivos profissionais

O primeiro e mais importante passo a se dar é o da reflexão e autoconhecimento. Pode parecer teórico demais ou não tão relevante assim, mas acredite, ele é um dos mais significativos. Separar alguns dias para pensar sobre sua carreira profissional e colocar no papel todos os pontos positivos sobre ela te dará um panorama mais específico das suas habilidades e possibilidades, além de contribuir para a autoestima. Veja quais foram seus acertos, liste-os e depois procure elencar três pontos para serem trabalhados e melhorados.

É a partir destas reflexões que você irá conseguir estabelecer não só seus pontos positivos, mas onde você quer chegar profissionalmente. Por mais que este objetivo pareça longe, é no dia a dia que você vai conseguir se aprimorar para alcançá-lo. Depois de entender o final da sua mudança profissional, você conseguirá planejar cada detalhe e ponto específico que te levará ao seu objetivo.

  1. Procure frequentar palestras e workshops

Nos últimos meses, a quantidade de palestras, workshops, webinars, seminários e eventos online gratuitos têm crescido exponencialmente. Use seu tempo livre para se dedicar ao seu objetivo maior, aumentando sua rede de contatos profissionais e investindo em insights pertinentes à sua carreira. Considere separar uma parte do seu currículo para colocar os últimos eventos que participou, este detalhe funcionará como um indicativo do seu interesse e procura por aprendizado.

Não apenas para colocar no seu currículo, a participação de eventos profissionais é ótima para te manter atualizado. O segredo para conseguir emprego no início do ano é o de garantir transmitir a ideia de que seu ano anterior não foi um período de estagnação. Fazer com que os recrutadores e gestores saibam dos seus esforços é metade do caminho andado. Virtual ou presencialmente, fique de olho em qualquer oportunidade de se mostrar disponível para vagas de trabalho e contatos profissionais.

  1. Fuja para longe dos clichês

Existe algo mais comum em entrevistas do que considerar o perfeccionismo um defeito? Isto pode ser visto pelo recrutador de duas maneiras: falta de preparo para a entrevista ou como uma tentativa de evitar expor seus defeitos. Respostas dadas com frases feitas e clichês conhecidos são responsáveis por uma má primeira impressão, o que pode ocasionar, consequentemente, na não continuidade do processo seletivo.

A dica é a de ser completamente sincero e transparecer confiança no seu próprio jeito de encarar o mundo e reagir às diversas situações. Existem algumas perguntas durante uma entrevista de emprego que podem ser previstas anteriormente. Procure pensar nas respostas antes mesmo do dia marcado, com calma e sem a pressão do momento você conseguirá entender melhor seus defeitos e qualidades, por exemplo. Tenha na ponta da língua os motivos pelos quais você quer trabalhar ali, porque você é a pessoa mais indicada para a vaga e o que a empresa pode esperar da sua presença na rotina de trabalho.

  1. Atualize seu currículo

Manter o seu currículo atualizado e com uma aparência visual que seja condizente com seu ramo profissional é uma ótima carta de apresentação. Além da importância de se colocar todas as informações pertinentes no currículo, dê uma atenção especial para o seu visual, detalhes são importantíssimos para conseguir emprego no começo do ano. Existem vagas que demandam seriedade e presença, outras são mais voltadas à criatividade e espontaneidade.

O currículo é seu cartão de visitas, ali é onde acontece os primeiros momentos da sua interação com a empresa. Separe um tempo para ser dedicado exclusivamente a isto, ok? Tente colocar traços da sua personalidade, relações profissionais e maneira de trabalho. O recrutador entenderá que você dedicou seu tempo para realizar um currículo, além de dar a devida importância.

  1. Cursos online

Falando em currículo, cursos online são uma saída rápida e eficaz para aprimorar seu lado profissional e demonstrar sua vontade de se recolocar no mercado de trabalho. Procure, contudo, sites que te forneçam certificados. Afinal, não é incomum que você tenha que comprovar as informações colocadas no seu currículo depois de contratado.

Psicologiacomunicação e gestão, por exemplo, são áreas abrangentes que inúmeros cursos rápidos são disponibilizados nas plataformas online para o aprimoramento de profissionais de todo o Brasil. Conseguir um emprego no começo do ano está diretamente relacionado ao quão completo está o seu currículo e quão atualizado está você como profissional. Procure fazer interligações de carreira com cursos que não são diretamente relacionados à sua profissão, mas que podem ser considerados um diferencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas