domingo, 24 de janeiro de 2021

Como se organizar para planejar um ano de sucesso?

Por Curso24horas

Como se organizar para planejar um ano de sucesso?

Veja dicas práticas de como realizar um planejamento para 2021

Falta pouco para a virada do ano e 2020 foi um período de adiamento das metas, necessidade de reinvenção e mudanças de rotina. Neste contexto, um planejamento para 2021 é essencial para estimular a sensação de satisfação e dever cumprido ao longo do ano. Um dos primeiros passos é entender o quão inesperado e imprevisível foram os acontecimentos deste ano, liberando qualquer tipo de culpa ou frustração. Nem sempre conseguiremos ter um controle total do resultado das nossas ações.

Feito isso, chegou a hora de colocar em prática algumas dicas de como planejar um ano com base nas suas limitações e características, pensando na sua rotina diária e estabelecendo uma relação entre suas finanças e objetivos. Quanto mais um planejamento for focado na realidade, maiores serão as chances de conseguir cumprir cada item da lista. O segredo é utilizar os recursos disponíveis com inteligência e organização. Mantenha-se focado diariamente e compreenda que há pontos incontroláveis.

Seis dicas práticas de planejamento para 2021

  1. Conheça suas limitações

Uma das primeiras e mais importantes dicas de planejamento para 2021 é tirar um momento para analisar minuciosamente sua rotina e identificar os pontos que podem ser considerados como limitações ou vantagens dentro das suas metas. Entenda sua rotina, procure colocar na ponta do lápis um resumo de todos os aspectos das suas atividades diárias.

Conhecer as limitações é o primeiro passo para superá-las. Corrigir hábitos prejudiciais à produtividade é um ótimo começo para colocar em prática o seu planejamento anual. Procure encontrar maneiras de modificar sua rotina, dentro do possível, e adaptá-la às suas novas metas e necessidades, tanto como conseguir um novo emprego ou outros objetivos pessoais, como uma viagem.

  1. Divida o ano em trimestres

Um erro comum de planejamento é o de colocar o ano inteiro como se fosse um período contínuo de possibilidades de ação. Faça diferente no seu planejamento para 2021. A dica é dividir o ano em quatro trimestres com ações específicas e menores em cada um deles, assim você poderá mensurar seus avanços de maneira mais palpável e rápida. Concluir várias tarefas pequenas é mais indicado do que esperar para ter a satisfação apenas quando cumprir a totalidade de uma meta.

Muitos objetivos são feitos aos poucos, com pequenas atitudes e avanços diários, sendo importante reconhecer cada um deles. Nosso cérebro funciona melhor com pequenas recompensas ao longo do caminho, isso traz estímulos positivos e reforça o foco para continuar progredindo no planejamento.

  1. Detalhe as ações e entenda sua rotina

Para realizar esta divisão trimestral do ano, será necessário um detalhamento de ações e um entendimento profundo da rotina. Primeiro, faça uma lista de objetivos principais para o ano e depois disso, enxergue cada objetivo individualmente. Assim, será possível desenvolver quase como um passo a passo detalhado para cumprir todos eles. Não se esqueça de anotar tudo, ok? Tudo isso será levado em conta para a construção do planejamento.

Enumere as ações, divida a lista em âmbito pessoal e profissional para desenvolver uma sequência de atividades específicas. Com isso, você terá uma percepção próxima e realista do que precisa ser feito para alcançar o objetivo final.

  1. Estabeleça uma relação entre suas finanças e seus objetivos

Outro item importante da nossa lista de dicas para fazer um planejamento para 2021 é considerar suas possibilidades financeiras. Os planos devem estar em consonância com o seu orçamento mensal, evitando que isso seja um problema futuramente. Se você deseja fazer uma viagem ao final do ano, por exemplo, não deixe o item em aberto. Veja quanto você poderá disponibilizar do seu dinheiro para isto, escolha um destino específico e já estabeleça uma data para entrar em contato com uma agência de viagens.

Qualquer meta ou planejamento realizado para o próximo ano que dependa exclusivamente do seu rendimento mensal para ser cumprida, necessitará de ainda mais detalhamento e especificações. Cursos, viagens, reformas e investimentos demandam tempo e pesquisa para serem realizados, não deixe de colocar mais tempo para pensar nestes tópicos, ok? Toda atenção é válida quando fazemos planejamento financeiro a médio ou longo prazo.

  1. Reveja 2020

Um planejamento para 2021, diferente e atualizado, só é possível se você procurar identificar os pontos negativos e positivos de 2020. Este ano foi um período marcado por autoconhecimento, internalização de pensamentos e a crise causada pela pandemia. Entender como reagimos a cada uma dessas condições nos ajudará a mudar o que é necessário e repetir os acertos no próximo ano. Revisite acontecimentos, veja o que pode ser transferido para 2021 e não deixe que as coisas que não deram certo ofusque seus planos futuros. Fazer este exercício de olhar para si mesmo e rever comportamentos nocivos são essenciais para quem deseja mudar os rumos do seu próximo ano.

  1. Aprimore-se

Muitas vezes, aprimoramentos profissionais e pessoais podem acontecer com a ajuda de conteúdo e insights de cursos online, palestras e workshops focados nos seus planos e necessidades. Procure identificar como cursos podem te ajudar a cumprir metas e atingir seus objetivos, sejam eles relacionados a sua carreia ou a sua vida pessoal. Um conhecimento mais profundo sobre gestão e liderança, sobre marketing pessoal ou sobre como melhorar sua fala em público, por exemplo, podem fazer a diferença

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas