sábado, 15 de maio de 2021

5 dicas para conseguir a recolocação profissional

Por Cursos 24 Horas

Saiba as melhores maneiras de fazer a sua recolocação profissional no mercado de trabalho

A pandemia e a crise no mercado de trabalho fizeram com que a recolocação profissional se tornasse o sonho de milhares de brasileiros e brasileiras. Foram muitas as pessoas que perderam renda e trabalho fixo só de março de 2020 para cá. Conseguir voltar ao mercado de trabalho pode se tornar um pouco mais simples seguindo dicas e processos que facilitam a chamada de atenção do recrutador ou profissional dos recursos humanos. 

Uma das principais dicas é considerada por muitos como um primeiro passo é a de analisar e identificar qual é a sua situação atual, o que você já possui no currículo e como você pode aprimorar tudo o que já estudou ou conquistou. Não possui nenhuma graduação? Procure olhar com mais atenção às suas experiências profissionais anteriores e veja como cursos rápidos podem te ajudar a aprimorar seus conhecimentos.

Já possui uma graduação? Pense o que pode estar faltando para que o seu currículo se destaque em meio a tantos outros. Esta primeira análise mais minuciosa e completa te ajudará justamente a traçar um plano que leve e conta toda a sua experiência e estudos passados. Deixar o lado emocional de lado poderá ser uma grande vantagem competitiva para você, te ajudando a preparar suas ações de maneira muito mais específica e assertiva.

Separamos cinco dicas fáceis de serem colocadas em prática para aumentar as suas possibilidades profissionais. Acompanhe com a gente a seguir:

5 dicas de como alcançar uma recolocação profissional

Atualize seu currículo

Quando falamos em atualização do currículo, não é apenas sobre as informações, cursos e experiências profissionais contidas na sua apresentação. Um currículo bem realizado esteticamente pode se destacar em um mar de outros currículo com exatamente a mesma aparência e sequência de informações. É preciso tentar se destacar de todas as formas e sempre com o foco na empresa em questão.

Procure referências online, sites que possuem modelos prontos para serem baixados e preenchidos, mas sempre tente dar um toque pessoal. Seja na cor, na escolha da tipografia ou no posicionamento das informações. É um ótimo sinal para os recrutadores quando é percebido que o candidato passou um tempo procurando sobre a vaga e dedicando-se ao seu currículo profissional.

Não deixe de considerar oportunidades temporárias

Todos estamos à procura de empregos fixos, com bons salários e empresas ou marcas que se destacam no mercado. Contudo, não é recomendável dispensar oportunidades de vagas temporárias ou em empresas que não eram a dos seus sonhos. Experiência profissional nunca é demais e é sempre um bom sinal quando o profissional demonstra que não perde oportunidades. Nestes casos, toa vaga e oportunidade é válida, tanto a curto quanto a longo prazo.

Além disso, não é incomum que vagas temporárias se tornem permanentes ou que este profissional seja alocado em outro setor ou posição dentro da empresa. O importante nestes casos é a dedicação, a assertividade e o bom trabalho realizado neste período de tempo. Grandes empresas não costumam perder profissionais qualificados e com potencial.

Fique de olho no networking

O termo networking faz uma referência às redes de relacionamentos profissionais de uma pessoa. O que pode estar caracterizado como rede de relacionamentos profissionais? Seus ex-colegas de trabalho, amigos da faculdade, antigos chefes e equipe gestora, além dos contatos realizados pelo Linkedin, por exemplo. Todas as relações interpessoais que foram criadas nos estudos e experiências no mercado de trabalho podem ser consideradas de networking.

Elas são importantes porque podem ser uma ajuda chave na hora de te indicar vagas que sejam compatíveis ao seu perfil de atuação ou em confirmarem suas habilidades profissionais à terceiros. Não deixe esta rede esfriar nem mesmo quando conseguir a sua recolocação profissional, ok? Estes contatos são importantíssimos para muitos momentos da carreira, já que nunca estamos totalmente seguros e blindados de uma demissão sem aviso prévio.

Headhunters e outplacement

Você sabia que existem empresas especializadas na recolocação profissional de profissionais em vários níveis de trabalho? Os headhunters, por exemplo, são profissionais contratados pela própria empresa e que tem como objetivo principal indicar trabalhadores e contatá-los sobre vagas e oportunidades abertas na empresa.

O outplacement, por outro lado, é um trabalho realizado para ajudar profissionais que não possuem uma colocação no momento e que procuram por uma oportunidade. Esta ação é muito mais completa, ajudando em todas as etapas de recolocação profissional, podendo, inclusive, fazer o meio de campo com os headhunters mais próximos, agendando entrevistas e conversas com empresas parceiras. 

Cursos online

Cursos online são uma saída rápida e eficaz para aprimorar seu lado profissional e demonstrar que leva a sua recolocação profissional no mercado de trabalho a sério. A principal dica nestes casos é a de procurar um site que te ofereça certificados de comprovação dos estudos e todas os temas abordados durante a realização. Se você já é graduado, procure atualizar ou aprofundar assuntos já estudados na graduação, ok?

As áreas de atuação como a saúde, a comunicação e a administração podem ser peças-chaves não só para o aprimoramento de conhecimentos já existentes, como, também, para abranger o seu currículo e torna-lo mais multifuncional. Conseguir voltar ao mercado de trabalho pode demandar esforço e dedicação, já que quanto mais atualizado e completo for um currículo, mais chances de ele chamar a atenção dos recrutadores e profissionais dos Recursos Humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas