terça-feira, 12 de outubro de 2021

Seleção oferece vagas em cursos técnicos de 23 campi do IFCE

Inscrições serão realizadas entre os dias 18/10 e 04/11/2021. Campus de Caucaia tem vagas em quatro cursos técnicos

Divulgação IFCE

Estarão abertas entre os dias 18 de outubro e 4 de novembro de 2021 as inscrições do Processo Seletivo 2022.1 com vagas em cursos técnicos dos campi de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crato, Fortaleza, Guaramiranga, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá e Umirim do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). A inscrição é gratuita e deve ser realizada por meio do site qselecao.ifce.edu.br, com envio de documentação na página esolis.ifce.edu.br. A seleção será realizada por meio da análise do Histórico Escolar dos candidatos.

Em Caucaia, são oferecidas 40 vagas em cada um dos 4 cursos técnicos ofertados:

Cursos técnicos Integrados: Eletroeletrônica; Metalurgia; Química.

Mais informações sobre os cursos técnicos Integrados:
São destinados a candidatos que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental em 2021. Candidatos que estão concluindo o 1º ou 2º ano do Ensino Médio não devem concorrer, pois o curso terá início com o conteúdo programático do 1º ano do Ensino Médio. Cursos oferecidos em período integral com aulas nos turnos da manhã e da tarde, de segunda a sexta.

Curso técnico Subsequente: Logística.

Mais informações sobre o curso técnico Subsequente:
Para candidatos que concluíram o estão concluindo o Ensino Médio. Aulas no período da noite (18h às 21h50) de segunda a sexta.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO?

Para se inscreverem, os candidatos devem acessar os sistemas Q-seleção e eSolis entre os dias 18 de outubro e 4 de novembro de 2021 e seguir os seguintes passos:

  • Preencher todos os itens do formulário eletrônico no sistema Q-seleção e transmitir os dados via internet;
  • Salvar o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição (Resumo de Inscrição), resguardando a identificação do candidato (usuário/login e senha), que é a única forma de acesso ao andamento do processo seletivo.


ATENÇÃO
: Os candidatos optantes por reserva de vagas para pessoas pretas, pardas ou indígenas deverão preencher, obrigatoriamente, o campo "Etnia" do formulário de inscrição, informando uma das três formas de autodeclaração (preto, pardo ou indígena), sob pena de terem sua inscrição indeferida (recusada). O candidato autodeclarado preto ou pardo deverá ter a veracidade de sua autodeclaração confirmada por meio de procedimento de heteroidentificação, conforme subitem 5.5.1 do edital. O envio de documentação no site Esolis poderá ser feito até o dia 05/11/2021.

COMO ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO?

Depois de realizar a inscrição no site QSeleção, o candidato deve enviar, via sistema eSolis, a seguinte documentação (frente e verso e de modo legível):

  • Documento oficial de identificação (conforme os subitens 7.7.1 e 7.7.2 do edital);
  • Histórico escolar COMPLETO do ensino fundamental (para candidatos aos cursos técnicos concomitantes, integrados e do Proeja) ou do ensino médio (para candidatos aos cursos técnicos subsequentes) ou documentos equivalentes (curso técnico de nível médio; magistério; certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de jovens e adultos – ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino).


ATENÇÃO:
 É necessário observar o tamanho dos arquivos enviados (no máximo 5MB por arquivo, não ultrapassando 10MB no total) e as extensões aceitas pelo sistema eSolis (pdf, jpg, jpeg, gif, png).

AINDA NÃO TENHO HISTÓRICO ESCOLAR, E AGORA?

Os candidatos que, no ato da inscrição, ainda estejam cursando a última série do ensino fundamental (para cursos técnicos concomitantes, integrados e do Proeja) ou do ensino médio (para cursos técnicos subsequentes), poderão apresentar, excepcionalmente, declaração (devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da instituição de ensino à qual esteja vinculado ou com possibilidade de verificação de autenticidade), nela devendo constar todas as notas obtidas até o momento da inscrição.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA INSCRIÇÃO

  • Cadastro de pessoa física (CPF) próprio;
  • Documento oficial de identificação com foto e assinatura. Caso o candidato não possua documento oficial de identificação válido, serão aceitas, no ato da inscrição e excepcionalmente, a Certidão de Nascimento e/ou de Casamento.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

No momento da inscrição, os candidatos deverão optar apenas por um curso. Caso seja constatado mais de um requerimento de inscrição, por número de CPF, será considerado somente o último.
Uma vez realizada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração pelo candidato.
A média final dos candidatos será apurada pela análise de notas/pontuação/conceitos disponíveis no Histórico Escolar do candidato ou em documento equivalente válido (conforme subitem 7.5 do edital) e terá caráter classificatório.

CRONOGRAMA

Período para inscrições de candidatos pelo Q-Seleção18/10/2021 a 04/11/2021
Período para envio da documentação de inscrições pelo eSolis18/10/2021 a 05/11/2021
Divulgação da lista das inscrições deferidas18/11/2021
Período para recurso contra o indeferimento de inscrição19 e 20/11/2021
Divulgação do resultado do recurso contra o indeferimento de inscrição24/11/2021
Divulgação da classificação preliminar25/11/2021
Prazo para recurso contra a classificação preliminar26 e 27/11/2021
Divulgação da classificação após recursos30/11/2021 


PRÉ-MATRÍCULA E INÍCIO DAS AULAS

Em Caucaia, a matrícula dos aprovados será realizada por meio do envio da documentação pelo site Esolis entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2021. A previsão é de que o semestre 2022.1 seja iniciado no dia 26 de janeiro de 2022.

Fonte: IFCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas